Livros

abordagens etnograficas sobre educacao simoni

Abordagens etnográficas sobre educação. Adentrando os muros das escolas

GUEDES, Simoni Lahud; CIPINIUK, Tatiana Arnaud (Org.). Abordagens etnográficas sobre educação. Adentrando os muros das escolas. 1. ed. Niterói: Alternativa/ Faperj, 2014. 220p.

Resumo do Livro:

A coletânea - Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas - tem a sua originalidade marcada, exatamente, pela abordagem etnográfica de diversas dimensões do processo educativo. A partir de dois artigos que realizam reflexões teóricas e metodológicas sobre a relação entre antropologia e educação, são apresentados oito trabalhos que resultam de investimentos etnográficos de seus autores, apresentando reflexões que se originam de suas investigações. Nesse sentido, pretendemos contribuir para uma apreensão mais complexa e matizada dos fenômenos pedagógicos, contribuindo para a compreensão das dinâmicas internas à escola, em especial a escola pública, explorando as categorias e representações coletivas que informam as sociabilidades e, pela mesma via, os conflitos no interior dos muros escolares.